Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

SAIBA SE SEU PERFIL SE ENQUADRA NESSA TARIFA

Atualizado: 11 de Ago de 2020

Atualmente o gasto com energia elétrica é necessário e inevitável, mas nem por isso temos que ter um gasto sempre alto com esse serviço e podemos economizar.


A tarifa Branca vem como essa opção de economia, ela é uma modalidade tarifária em contrapartida à convencional. É uma opção nova ofertada para unidades consumidoras de baixa tensão, ou seja, clientes que se enquadram no grupo B. Seu principal diferencial quando comparada à tarifa convencional, que tem um valor único de tarifa, é que o valor da energia varia de acordo com os dias e horários de consumo e por isso quando se pensa em fazer a troca para essa tarifa deve ser levado em conta os hábitos de consumo do cliente.


Assim, um dia é dividido em três períodos (ou postos): ponta, intermediário e fora ponta em que são aplicados diferentes valores de taxas. Esses períodos e taxas podem variar de Estado para Estado, no Distrito Federal o período de ponta vai das 18h às 21h, os dois períodos intermediários que vão das 17h às 18h e 21h às 22h e os demais horários são referentes ao período fora ponta (incluindo todas às horas do dia de sábado, domingo e feriados).

Figura: Horários de consumo.

Fonte: MATRIZ, 2020.


Sendo o horário ponta em que se tem a maior taxa aplicada e o fora ponta a menor tarifa de energia. Por isso, o cliente disposto a mudar para a tarifa branca tem que se atentar se aos horários de consumo, pois, o mesmo deverá adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), sem isso ao invés de uma economia ela acarretará um gasto a mais.


Então, se você está disposto a mudar seus hábitos e ter um consumo consciente de energia e pretende aderir a mudança para tarifa branca, a Matriz Engenharia de Energia pode te ajudar, com o serviço de soluções em energia podemos viabilizar um estudo de ajuste tarifário. Para saber mais solicite um orçamento em nosso site.


Alexsander dos Reis Fontenele

Marina Costa


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo