Matriz Engenharia de Energia
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID E OFF-GRID?
Sabemos que o uso do sistema fotovoltaico no Brasil está cada vez mais comum. E ao procurar por esse recurso nos são apresentados dois termos, on-grid e off-grid, que possui diferenças no modelo do sistema e também no quesito preço. Ambos são muito eficientes na geração de energia limpa e renovável, o que é ideal para quem busca também uma vida sustentável. É preciso analisar alguns fatores para saber qual o melhor sistema para o seu perfil.
Como é o funcionamento do sistema On-grid?
O sistema on-grid é aquele que possui conexão com a rede. Tal conexão depende dos módulos fotovoltaicos e dos inversores interativos (grid-tie). O conjunto de equipamentos são capazes de transformar a energia solar em energia elétrica e colocá-la direto na rede elétrica de energia. Os painéis solares que convertem essa energia provinda do Sol em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas e os inversores, por sua vez, direcionam a energia automaticamente para o quadro de rede da residência ou unidade consumidora.
É um sistema que trabalha com o conceito de compensação. Por exemplo, se durante o dia o sistema está gerando energia, e você não está consumindo-a em tempo real, ela é injetada na rede elétrica.
Já a noite, quando não há sol para a produção, a concessionária que lhe fornece eletricidade. O que significa que você nunca fica sem energia, e possui um sistema em que um dos elementos dá apoio ao outro. Por isso, quando você dimensiona esse sistema de forma equilibrada, é possível chegar a uma conta em que apenas o custo de disponibilidade precisa ser pago.
Vantagens On-grid

- Custo reduzido;
- Dispensa utilização de baterias e sistemas de cargas;
- Projeto mais equilibrado e eficiente;
- Compensação de créditos com a concessionária;
- Possibilidade de usar os créditos em outra unidade consumidora do mesmo proprietário;
- Riscos técnicos reduzidos devido ao “apoio” com a rede da Distribuidora.
Desvantagens On-grid
- Não é completamente independente;
- Pagamento do custo de disponibilidade (taxa mínima cobrada pela concessionária pelo uso da rede).
E como é o funcionamento do sistema Off-grid?
O sistema off-grid é aquele que é desconectado da rede e é totalmente independente da energia da concessionária, isto é, caso falte energia da Distribuidora na mesma região, você cliente terá energia normalmente. Para que isso seja possível o sistema precisa de baterias e sistemas de carga.
O sistema serve para abastecer diretamente os aparelhos que utilizarão a energia, são construídos geralmente com um propósito local e específico. Mais utilizados em locais remotos.
A principal diferença se refere no uso de baterias, que como já dito, têm a função de armazenar a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o Sol não esteja presente e/ou não haja outras fontes de energia.
Vantagens Off-grid

- Pode ser utilizado em regiões remotas;
- Possui sistema de armazenamento de energia;
- Não há custo de disponibilidade.
Desvantagens Off-grid
- Custo mais elevado;
- Menos eficiente;
- Depende de baterias e sistemas de carga.
Afinal, qual a melhor opção e escolha?
Como já dissemos antes, isso vai depender muito da sua necessidade como consumidor. Os sistemas on-grid por não utilizarem baterias e controladores de carga se tornam cerca de 30% mais baratos, já que garantem que toda a energia seja utilizada localmente ou em outro ponto da rede.
Já os sistemas off-grid utilizam essas baterias para armazenar o excedente energético. Mas não são recomendados para áreas urbanas. Se o objetivo final é receber desconto na conta de luz, o sistema conectado à rede é o mais indicado.
Você já escolheu em qual vai investir ou ainda tem dúvidas? Faça um orçamento gratuito conosco e comece a economizar!
Eduardo Ferreira