Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID E OFF-GRID?

Sabemos que o uso do sistema fotovoltaico no Brasil está cada vez mais comum. E ao procurar por esse recurso nos são apresentados dois termos, on-grid e off-grid, que possui diferenças no modelo do sistema e também no quesito preço. Ambos são muito eficientes na geração de energia limpa e renovável, o que é ideal para quem busca também uma vida sustentável. É preciso analisar alguns fatores para saber qual o melhor sistema para o seu perfil.


Como é o funcionamento do sistema On-grid?


O sistema on-grid é aquele que possui conexão com a rede. Tal conexão depende dos módulos fotovoltaicos e dos inversores interativos (grid-tie). O conjunto de equipamentos são capazes de transformar a energia solar em energia elétrica e colocá-la direto na rede elétrica de energia. Os painéis solares que convertem essa energia provinda do Sol em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas e os inversores, por sua vez, direcionam a energia automaticamente para o quadro de rede da residência ou unidade consumidora.


É um sistema que trabalha com o conceito de compensação. Por exemplo, se durante o dia o sistema está gerando energia, e você não está consumindo-a em tempo real, ela é injetada na rede elétrica.


Já a noite, quando não há sol para a produção, a concessionária que lhe fornece eletricidade. O que significa que você nunca fica sem energia, e possui um sistema em que um dos elementos dá apoio ao outro. Por isso, quando você dimensiona esse sistema de forma equilibrada, é possível chegar a uma conta em que apenas o custo de disponibilidade precisa ser pago.

  • Vantagens On-grid

- Custo reduzido;

- Dispensa utilização de baterias e sistemas de cargas;

- Projeto mais equilibrado e eficiente;

- Compensação de créditos com a concessionária;

- Possibilidade de usar os créditos em outra unidade consumidora do mesmo proprietário;

- Riscos técnicos reduzidos devido ao “apoio” com a rede da Distribuidora.

  • Desvantagens On-grid

- Não é completamente independente;

- Pagamento do custo de disponibilidade (taxa mínima cobrada pela concessionária pelo uso da rede).


E como é o funcionamento do sistema Off-grid?


O sistema off-grid é aquele que é desconectado da rede e é totalmente independente da energia da concessionária, isto é, caso falte energia da Distribuidora na mesma região, você cliente terá energia normalmente. Para que isso seja possível o sistema precisa de baterias e sistemas de carga.


O sistema serve para abastecer diretamente os aparelhos que utilizarão a energia, são construídos geralmente com um propósito local e específico. Mais utilizados em locais remotos.


A principal diferença se refere no uso de baterias, que como já dito, têm a função de armazenar a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o Sol não esteja presente e/ou não haja outras fontes de energia.


  • Vantagens Off-grid

- Pode ser utilizado em regiões remotas;

- Possui sistema de armazenamento de energia;

- Não há custo de disponibilidade.

  • Desvantagens Off-grid

- Custo mais elevado;

- Menos eficiente;

- Depende de baterias e sistemas de carga.

Afinal, qual a melhor opção e escolha?


Como já dissemos antes, isso vai depender muito da sua necessidade como consumidor. Os sistemas on-grid por não utilizarem baterias e controladores de carga se tornam cerca de 30% mais baratos, já que garantem que toda a energia seja utilizada localmente ou em outro ponto da rede.


Já os sistemas off-grid utilizam essas baterias para armazenar o excedente energético. Mas não são recomendados para áreas urbanas. Se o objetivo final é receber desconto na conta de luz, o sistema conectado à rede é o mais indicado.


Você já escolheu em qual vai investir ou ainda tem dúvidas? Faça um orçamento gratuito conosco e comece a economizar!


Eduardo Ferreira


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo