Matriz Engenharia de Energia
QUAIS PROBLEMAS POSSO TER COM UMA ILUMINAÇÃO INADEQUADA?
Quando um projeto arquitetônico é feito, muitas coisas são consideradas, tais como o formato do ambiente, a disposição dos móveis, a funcionalidade da sala e, por último e mais importante, a iluminação do ambiente.
Uma boa iluminação não serve exclusivamente para deixar o ambiente mais bonito, a incidência de luz de um ambiente interfere diretamente na saúde do indivíduo. Os seguintes problemas podem ser causados pela exposição à uma iluminação inadequada:

Fotofobia
É uma condição visual que se traduz numa sensibilidade à luz quando os olhos estão expostos à claridade.
Catarata
Uma das principais causas de cegueira no mundo, é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino.
Irritação nos olhos
Umas das queixas mais frequentes devido à má iluminação é a irritação nos olhos que pode causar ardor, vermelhidão, dores e incômodo. O problema também pode se manifestar na forma de lacrimejamento.

Cansaço visual
O motivo pode ser tanto o excesso quanto a quantidade insuficiente de luz, o que leva a um esforço excessivo da visão e, consequentemente, uma sobrecarga nos olhos. Geralmente a fadiga visual vem acompanhada de outros problemas que afetam a saúde ocular, como: dor, coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, visão turva ou embaçada, além de dores de cabeça.
Distúrbios emocionais
A luz está intimamente relacionada com a produção de melatonina, mais conhecida como o hormônio do sono. Nesse sentido, ambientes escuros ou com quantidade insuficiente de luz estimulam a maior produção do hormônio. Por consequência, isso gera a sensação de sonolência, cansaço e apatia, diminuindo o rendimento e a disposição.

Câncer de pele
Quando exposto por muito tempo a luz solar podem ocorrer problemas como queimaduras, manchas, sardas e pintas que podem evoluir para um câncer de pele.
Envelhecimento precoce
Iluminação artificial pode causar envelhecimento precoce, manchas cutâneas vermelhas e câncer de pele. Isso acontece devido ao uso excessivo do computador ou de lâmpadas fluorescentes.
A má iluminação pode ser caracterizada por alguns fatores, como:
Níveis muito altos ou muito baixos de luz;
Distribuição incorreta da intensidade luminosa;
Cor inadequada da luz;
Mau direcionamento da luz e da sombra;
Lâmpadas, refletores e demais objetos de iluminação em mau funcionamento;
Mal uso da luz natural.
Como ter um ambiente com iluminação adequada?
Para ter um ambiente com uma iluminação adequada é preciso obedecer aos níveis mínimos de iluminância determinados pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013. Além disso, a luz deve ser projetada de modo a evitar efeitos prejudiciais, como: ofuscamento, reflexos que causem incômodos, sombras e contrastes.
Recomenda-se, ainda, o melhor aproveitamento possível da luz natural, sendo a mais adequada para o ser humano, buscando o melhor equilíbrio entre a luz natural e a artificial.
Como se pode notar, a iluminação correta é imprescindível para garantir sua saúde. Pensando nisso a Matriz trabalha disponibilizando o serviço luminotécnico, que estuda a iluminação adequada de cada ambiente para proporcionar a melhor vivência possível.
Miguel Wichoski
Mayratan Araújo