Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

Atualizado: Jul 28

O que nosso consumo de energia afeta na indústria elétrica e eletrônica?


O campo de distribuição será o mais afetado diretamente pela paralisação causada no país. Logo, foi verificada uma rápida redução da carga e também a mudança no perfil de consumo, aumento do consumo residencial e diminuição das demais classes, fazendo com que a demanda máxima do sistema fosse deslocada do período diurno para o noturno.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) 47% das empresas desse segmento dizem que já trabalham com paralisação parcial ou total na fabricação local, este número apresenta um aumento significativo em relação à pesquisas anteriores, gerando um aumento de 18% em apenas 19 dias. Sendo que 20% dessas empresas estão completamente paralisadas e 80% apresentam paralisação parcial, além delas, 5% tem paralisação parcial programada com data definida.


Os agentes do mercado de energia também poderão sofrer impactos com a redução de consumo ou venda de energia elétrica de acordo com os últimos acontecimentos ocorridos, podendo causar o descumprimento de obrigações contratuais.

Contudo, pela relevância no contexto econômico e social, a indústria elétrica e eletrônica brasileira se encontra com vigor e capacidade produtiva a serviço do país.


O que você precisa saber sobre o fornecimento de energia nesse período?


Tendo em vista a Resolução Normativa nº 878/2020-ANEEL, está temporariamente suspenso o corte por inadimplência para unidades consumidoras cadastradas na Companhia Energética de Brasília (CEB) como localidades que desenvolvem atividades consideradas essenciais.


Está suspenso o corte do fornecimento de energia para unidades consumidoras cadastradas como “clientes sobrevida”, ou seja, residências onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à prevenção da vida humana e dependentes de energia elétrica. Esses clientes podem ter descontos exclusivos por parte da Companhia, basta fazer seu cadastro pela Agência Digital ou pelo teleatendimento.


Para os clientes de baixa tensão (que consomem até 220 KWh/mês) residenciais urbanos e rurais também está suspenso o corte do fornecimento de energia por inadimplência, para isso você cadastrar sua conta em débito automático. É importante lembrar que a suspensão temporária do corte por inadimplência não significa isenção da obrigação de pagamento ou dos encargos (juros, multa e correção monetária).


O pagamento da conta de energia é um ato de cidadania e possibilita que a Companhia continue prestando serviço contínuo e de qualidade. Tente continuar pagando suas contas de energia todo mês, evitando assim acúmulo de despesas. E mantendo o compromisso de não interromper ou prejudicar o atendimento a população, a CEB centrará esforços para manter seu padrão de atendimento preservando os serviços ao cidadão.



Lívia Melo de Moura

Rafaella de Oliveira Gomes Nogueira


39 visualizações

© 2020 por Matriz Engenharia de Energia.