Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA ATENDER CRECHE NA ESTRUTURAL

Atualizado: Jul 28

A creche Alecrim localizada na Cidade Estrutural sustenta, no telhado, o maior aquecedor solar de baixo custo do Distrito Federal. Montados em 2017, dois painéis feitos de material reciclado ajudaram a economizar cerca de R$ 100 por mês.


COMO O ALECRIM SOLAR FUNCIONA?


O Alecrim Solar, feito em 2017, foi dividido em duas etapas: A primeira consistiu no dimensionamento, projeto e instalação de um sistema de aquecimento solar para suprir a necessidade da Creche Alecrim. A segunda consistiu no projeto de eficiência energética para a redução dos custos de energia elétrica e consumo de água. Os equipamentos têm capacidade para gerar uma economia de até 30% na conta de energia.


Os painéis foram feitos com 620 garrafas pet transparentes, caixas de leite pintadas de preto e canos de PVC e instalados no meio do percurso entre a água que chega da concessionária e as torneiras da creche.


A água fica armazenada nas garrafas, onde é aquecida pela luz solar. Como são dois painéis, o processo de aquecimento se repete e a água chega aos chuveiros com quase o dobro da temperatura ambiente. Foram feitos testes com termômetro para medir a temperatura da água.


Figura 1: Aquecedor solar de baixo custo.

Fonte: MATRIZ, 2017.


COMO O AQUECEDOR DE BAIXO CUSTO FUNCIONA?


O aquecedor de baixo custo permite utilizar a luz solar, para esquentar sistemas de água dentro de residências, como a água do chuveiro, da pia do banheiro e da cozinha. Diferentemente da energia solar fotovoltaica, aquecedor solar não serve para transmitir energia elétrica para lâmpadas e eletrodomésticos, por exemplo.


A água vem da rede da concessionária passa pela caixa d'água e depois fica armazenada nas garrafas pet, onde é aquecida devido a cor preta das caixas que é responsável por absorver a luz do solar emitida durante o todo o dia,seja ele pouco ou muito quente. No caso de ter mais de um painel, o processo de aquecimento se repete fazendo com que a água chegue com até o dobro da temperatura ambiente ao destino final,como no caso da Creche Alecrim.


Figura 2: Esquema do sistema de aquecedor solar de baixo custo.

Fonte: A voz do cidadão, 2020.


O QUE É UM PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?


Eficiência energética, de forma simples e rápida, nada mais é que o alterar sistemas elétricos para que estes passem a operar com um uso racional de energia elétrica. Consiste então em fazer com que uma atividade qualquer que consuma energia (por exemplo: utilização de uma lâmpada) continue a ser executada, porém de forma mais eficiente, ou seja, com um consumo menor de energia e com a mesma ou melhor qualidade.


O consumo excessivo de água por equipamentos estragados ou danificados, também foi um ponto de análise da empresa para o projeto. Além disso, foi possível identificar um local de instalação de um ponto de coleta de água da chuva.


Com isso, a Matriz fez o mapeamento de todos os pontos nos quais a creche Alecrim poderia ter economia de energia elétrica e diminuição do consumo de água e apresentou um relatório completo com todos os pontos nos quais a creche iria diminuir os seus custos com energia elétrica e consumo de água.



Karina Juli Alves Feitosa

Matheus Lino do Amaral


0 visualização

© 2020 por Matriz Engenharia de Energia.