Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

MANEIRAS DE ECONOMIZAR NA CONTA DE ENERGIA EM CASA

Atualizado: Jul 28

Atualmente, todas as pessoas estão tentando encontrar maneiras de reduzir sua conta de energia elétrica. A melhor forma de começar a economizar é ficar atento com o uso da eletricidade, e além de gastar menos você estará contribuindo com meio ambiente. Fazendo essas 3 alterações sem custo em sua casa você poderá economizar muito na sua conta.


1. Desconecte os eletrônicos não utilizados

Todos os aparelhos conectados irão consumir um pouco de energia. Isso é chamado de perda de eletricidade "em espera", porque é frequentemente associada a eletrônicos no modo stand-by. Mesmo desligados, muitos aparelhos continuam consumindo energia.

O mesmo vale para nossos carregadores, esteja ou não carregando um dispositivo. Isso significa que o carregador continua a usando energia, mesmo que seus dispositivos, como telefone, laptop, etc., não estejam conectados ou sequer carregando. Fontes de alimentação não apenas convertem energia, elas também consomem.Todos esses equipamentos gastam energia desde que estejam conectados.


2. Mude o hábitos dos moradores de sua residência

A mudança de hábito é um fator de extrema importância quando se busca a redução da conta de energia. Com a colaboração de seus familiares (ou colegas que moram com você), podem ser aplicadas algumas ações simples que ajudam na economia de energia da casa, tais como:

  • Diminuir o tempo de uso do chuveiro

Tome banho mais curtos e mude a chave do chuveiro para verão, pois os chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia. Se possível, opte por não usar o aparelho durante o horário de pico (das 18h às 21h).

  • Manter o ambiente fechado durante o uso do ar condicionado

Com o recinto aberto, o ar refrigerado vai embora, fazendo com que o consumo de energia do ar-condicionado aumente, pois ele não consegue alcançar a temperatura desejada.

  • TV e luzes ligadas apenas quando necessário

Ao sair do cômodo desligue as lâmpadas. Do mesmo modo se não for mais assistir alguma coisa, a melhor coisa a se fazer é deixar a televisão desligada.



3. Invista em iluminação natural


A iluminação natural é a utilização da luz solar como principal fonte de claridade dos ambientes internos, esse método é uma ótima alternativa para economizar, além de trazer um conforto visual e bem estar. No entanto sabemos como é difícil uma reforma durante esse período e por isso preparamos algumas dicas para aproveitar a iluminação natural que você já possui, segue abaixo:

  • Posicionar seu ambiente de trabalho próximo a janelas

Trabalhe onde entre mais luz na sua casa, para que não necessite de ligar as lâmpadas.

  • Limpe suas janelas constantemente

As películas de poeira por mais que pareçam imperceptíveis impedem a passagem da luz, tornando o ambiente mais escuro e propenso ao uso de iluminação elétrica.


  • Use espelhos

Se posicionados da maneira correta podem ser uma estratégia e tanto para otimizar a iluminação e ainda expandir seu espaço.



Se interessou e quer conferir mais sobre nossos serviços de soluções em energia?


Projeto Luminotécnico: analisa ambientes e tem como resultado o dimensionamento da forma de iluminação mais eficiente para o seu ambiente.


Ajuste Tarifário: consiste no enquadramento da demanda de contrato que mais se adequa à sua necessidade onde são observados padrões de consumo e demanda nos segmentos horários e sazonais.


Carga Térmica: consiste no dimensionamento da carga térmica a ser adicionada ou retirada de um ambiente que se deseja resfriar, por exemplo.



Ginette C. Schoroetter

Luísa Caroline Alves Silva

Nathalia Akemi Tsuchiya Rabelo



69 visualizações

© 2020 por Matriz Engenharia de Energia.