Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

A FALTA DE PRODUTIVIDADE EM SEU LOCAL DE TRABALHO PODE ESTAR RELACIONADA À ILUMINAÇÃO

Atualizado: Fev 26

A iluminação adequada muitas vezes é deixada de lado. Diversas pessoas supõem que tal iluminação não influencia na produtividade, entretanto, uma boa iluminação pode trazer numerosos benefícios para o desenvolvimento de atividades no local de trabalho.

A boa iluminação não limita-se apenas ao bom estudo e harmonização das lâmpadas no ambiente. Janelas, vidros e paredes com cores mais claras são fatores que melhoram o aproveitamento da luz do dia ajudando assim no quesito harmonia.

Em um ambiente tão importante como o de trabalho, a má iluminação pode trazer variados problemas aos funcionários, como por exemplo a fadiga visual, que pode gerar dores de cabeça, envelhecimento precoce da pele e até mesmo distúrbios emocionais. E não ache que só a insuficiência de luz pode prejudicar as pessoas, o uso excessivo da mesma no ambiente pode gerar irritação e vermelhidão dos olhos. Além disso, ainda tem o quesito segurança, que pode estar comprometida pela falta ou excesso de iluminação, principalmente por parte de indústrias metalúrgicas.

Alguns benefícios que uma boa iluminação pode trazer para um indivíduo são: melhora da percepção visual, contribui para a concentração, reduz a fadiga ocular, diminui a sonolência, aumento da produtividade e garante a saúde física e mental dos funcionários. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina uma padronização de quantidade mínima de iluminação de acordo com o tipo de atividade da empresa, para garantir um ambiente saudável. Um bom recurso para a melhora da harmonização da luz no ambiente é um estudo luminotécnico no mesmo.


O que é um estudo luminotécnico?

É o estudo da iluminação do local e adequação das lâmpadas de acordo com a finalidade para a qual o ambiente é utilizado. É feita a sugestão de lâmpadas eficientes e econômicas no que tange ao consumo de energia. São realizadas simulações luminotécnicas no Software DiaLux a fim de tornar mais visual a situação da iluminação do ambiente. Para tanto, são feitas as simulações da situação atual e da situação sugerida de acordo com as normas técnicas.



Por que fazer?

A iluminação do ambiente influencia a atividade para a qual ele é utilizado, ou seja, a iluminação de um ambiente que requer produtividade é diferente da iluminação do ambiente utilizado para descanso. O uso de luminárias mais eficientes e modernas traz consigo a possibilidade de redução no consumo de energia. A iluminação correta revela, no ambiente, detalhes que antes não eram notados, valorizando a decoração, no caso residencial, ou algum produto, no caso comercial.

O que é uma iluminação adequada para o ambiente de trabalho?

A iluminação adequada varia conforme a atividade que é desenvolvida nos ambientes de trabalho, porém existem dicas que valem para todas as situações:

  • Aproveitar ao máximo a luz natural que entra pelas janelas e vidros;

  • Pintar paredes e teto com cores claras;

  • Usar lâmpadas com cores frias, no tom branco azulado, como as luminárias de LED, e evitar lâmpadas com cores quentes, como as branco-amareladas, que provocam sonolência;

  • Fazer uso de luminárias suspensas aumenta a eficiência e deixa o ambiente menos cansativo.

Por mais que uma iluminação ruim não cause danos irreversíveis a visão, ela causa cansaço, irritação e às vezes lacrimejamento, que pode causar o ressecamento nos olhos, afetando diretamente a lubrificação deles.

A iluminação adequada no ambiente de trabalho é um fator extremamente importante para garantir a produtividade da equipe e preservar a saúde física, psicológica e a segurança dos colaboradores.

Portanto, a iluminação do ambiente de trabalho, precisa ser homogênea e controlada, não havendo variação em diferentes áreas. Ficou interessado em melhorar a iluminação do seu ambiente e deseja fazer um estudo luminotécnico para agregar valor em seu local de trabalho, entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito.


Lívia Melo de Moura

Michael Emanuel Silva Costa


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Matriz Engenharia de Energia.