Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

INTERSOLAR: AFINAL, DE QUE SE TRATA?

A Intersolar é uma feira que exibe e apresenta inovações e soluções na área de energia. Esse ano o evento ocorreu em São Paulo, nos dias 18, 19 e 21 de outubro, e contou com diversas empresas do setor. A feira é uma excelente oportunidade para conhecer as tendências e as empresas que atuam inovando nesse ramo de tecnologias.

O evento acontece anualmente e tem a duração de 3 dias, tornando-o um assunto valoroso para os principais canais de energia, principalmente do setor solar, devido a sua relevância para o mercado.


PRINCIPAIS INOVAÇÕES TRAZIDAS

Smartflower

Figura: Visualização de uma Smartflower instalada. Fonte: smartflower.com

Dentre as diversas atrações do evento, a Smartflower da Genyx foi uma das exibições que mais chamou atenção. Este equipamento de 3 kW apresenta a forma de um grande girassol composto por módulos solares que possuem a capacidade de acompanhar o sol e obter o máximo de produção diária possível para um sistema desse porte.

Além disso, o dispositivo possui uma função autolimpante e com um sistema de detecção de situações de risco, como ventanias e fortes chuvas, que acionam o recolhimento dos módulos solares rapidamente, evitando que estes se danifiquem.

O sistema da Smartflower conta com um fácil processo de instalação, visto que é um seguidor de dois eixos necessita da informação de latitude e longitude para configuração de seu software. As pétalas do girassol possuem cerdas que executam a limpeza dos módulos quando eles são fechados ou abertos.

Apesar de seu preço, considerado alto para sua capacidade de geração de energia, na casa dos 180 mil reais, Andre Hipolito (diretor de tecnologia da Genyx) aposta que o produto tem grande apelo de marketing, podendo virar cartão de visitas para grandes empresas, justificando, assim, o seu alto valor.

Para entender um pouco mais sobre as perspectivas para o setor fotovoltaico, clique aqui.


Carregador Veicular Wattpilot


A Fronius apresentou, por sua vez, os seus novos carregadores. O carregador veicular Wattpilot foi exibido em duas versões: Home (para área residencial) e a versão Go (carregador portátil). O carregador portátil possui modelos de 11 e 22 kW e conta com diversos tipos de adaptadores, permitindo que usuário carregue seu carro elétrico em qualquer lugar. Já o modelo residencial conta apenas com a versão de 11 kW, e seu diferencial é poder carregar o carro diretamente através do sistema fotovoltaico da residência ou da rede elétrica convencional.

Apesar de todo o entusiasmo que vem com essas inovações, a fabricante ainda não informou datas para o começo da comercialização desses produtos nos modelos estarão à venda em nosso mercado. Em uma outra publicação, comentamos um pouco sobre carros híbridos que, apesar de não serem completamente elétricos, tem uma alta eficiência e reduzem consideravelmente seu impacto ambiental. Se estiver curioso para conhecer o funcionamento desta incrível modalidade de veículos, basta clicar aqui.


Painel tipo N com eficiência de 22,18%

Figura: Painel solar tipo N com eficiência de 22,18%. Fonte: Canal Solar

Também nessa edição, tivemos a apresentação dos painéis solares de tipo N pela empresa Jinko, painéis com uma alta eficiência e alta durabilidade, tendo uma degradação linear anual de 0,40% ao longo de 30 anos, uma garantia de 12 anos, além de possuir uma potência nominal de 600 W.

Com tecnologias mais eficientes e duradouras como esta, é possível projetar sistemas mais compactos de produção e reduzir o período de payback, oferecendo novas oportunidades de gerenciamento energético àqueles que quiserem empreender ou investir em fontes renováveis de energia. As vantagens de se investir nesse tipo de tecnologia podem ser conferidas aqui.


Drone com visão infravermelha

Uma outra tecnologia trazida para o evento, apresentada pela Go Solar, foi o drone com visão infravermelha da DJI. Esses drones são equipados com câmeras térmicas, o que permite que o usuário tenha uma visão ampla e clara do padrão de temperatura de seus painéis solares e identifique rachaduras, falhas e possíveis pontos de manutenção.

Figura: Painel solar tipo N com eficiência de 22,18%. Fonte: Canal Solar

Integrando inovações como essa a seu sistema de geração, você garante uma manutenção mais efetiva de seu sistema, podendo identificar de forma rápida e prática onde se encontra a origem do problema garantindo, assim, um máximo proveito de seu sistema instalado e um retorno de investimento mais imediato. Para entender as diferenças entre um sistema off-grid e um on-grid, basta clicar aqui.

Não é de hoje que a história do homem se entrelaça à disponibilidade de energia a qual está sujeito, como pode ser conferido aqui. Com o avanço das tecnologias nas áreas que englobam a energia solar e as demais tecnologias relacionadas a uma maior eficiência de nossas fontes de energia, o ser humano começa a caminhar para uma nova era, na qual poderemos viver e nos desenvolver em uma sociedade sustentável e capaz de produzir sua energia por meio de fontes renováveis.


É altamente aconselhável que aqueles que queiram se envolver mais no assunto procurem participar deste evento anual ou buscar se informar cada vez mais sobre o tema para que possam refinar progressivamente seu conhecimento no tema. A Intersolar 2022 South America está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de agosto de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo. O pré-cadastramento pode ser feito por meio deste link.

Se já quiser começar a investir em melhorias para sua empresa ou para a sua residência na área de eficiência energética, você pode estar entrando em contato conosco para que um de nossos consultores entenda a sua dor e consiga encaminhá-lo, da melhor forma possível, à solução de seu problema. Solicite um orçamento!

Eduardo Martins Pedro Menezes


144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo