Buscar
  • Matriz Engenharia de Energia

ENERGIA ONDOMOTRIZ

O que é Energia Ondomotriz?

Ao se tratar de energias renováveis se pensa muito em energia solar e eólica, mas existe um outro tipo também que é a energia gerada a partir da movimentação das ondas, a ondomotriz. Essa fonte de energia é uma forma alternativa, limpa e sustentável de se gerar energia elétrica devido ao recurso natural e abundante: a água.

Essa forma de energia possui um grande potencial de exploração pois no Brasil há várias regiões aptas para o aproveitamento da energia de ondas, inclusive no Brasil em 2012 foi instalado um projeto piloto na usina do Porto do Pecém no Ceará. Um projeto conjunto de parceria de Coordenação dos Programas

de Pós-Graduação de Engenharia, da UFRJ. Atualmente o projeto se encontra paralisado, mas as pesquisas continuam na corrida para desenvolvimento e evolução do sistema.


Vantagens

Por ser uma energia renovável, ela apresenta riscos mínimos ao meio ambiente, pois é uma energia inesgotável e que se regenera, e a produção dela por meio de energias renováveis é uma grande aliada no combate à emissão de gases do efeito estufa, e, consequentemente, no retardo do aquecimento global. Além de que, sua principal vantagem é o grande aproveitamento energético, só a nossa costa brasileira tem o potencial de produzir 14 GW de potência elétrica por meio da energia ondomotriz.

Outro benefício é que depois de instalados, a manutenção dos equipamentos geradores de energia não necessitam de muitos investimentos.


Desvantagens

Apesar das suas vantagens, existem algumas exigências que podem fazer com que esse tipo de energia não seja a melhor opção. Este tipo de geração requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude, logo nem toda costa será ideal para a implementação deste tipo de energia. Na maioria dos casos, ela impossibilita a navegação e pode ter seu material de composição comprometido por conta da exposição à água salgada do mar e suas instalações de potência reduzida. Além de altos custos de equipamentos, afastamento da fauna marítima por conta dos ruídos dos equipamentos, impacto visual negativo nas costas, os sistemas de conversão de energia poderão interferir na dinâmica dos oceanos.


A energia ondomotriz possui diversas vantagens, e traria inúmeros benefícios para os consumidores e para os produtores. É uma oportunidade de crescimento econômico, tecnológico e industrial. A longo prazo, com a evolução das pesquisas e desenvolvimento tem um enorme potencial para tomar o lugar das fontes fósseis, por serem limpas, renováveis e não emitirem gases do efeito estufa. Por isso, pode-se acreditar que essa fonte tem potencial muito grande de ser o futuro da humanidade.


- Daniela Oliveira

-Michael Emanuel Silva Costa

- Paulo Eduardo de Sousa Fernandes

38 visualizações0 comentário

© 2020 por Matriz Engenharia de Energia.